sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Alto índice glicêmico e seus efeitos na saúde, na doença e no envelhecimento.

ALTO ÍNDICE GLICÊMICO E SEUS EFEITOS NA SAÚDE, NA DOENÇA E NO ENVELHECIMENTO
O índice glicêmico mede a absorção de um determinado carboidrato, ou seja, a velocidade com que o carbo atinge a corrente sanguínea.

Tudo começou por volta do ano de 1.700 com o começo da industrialização e o refino dos cereais.

Observando fotos mais antigas, podíamos observar que não existiam pessoas obesas.

O processo de refino dos cereais; que é a retirada da preciosa fibra dos carboidratos, ocasionou um aumento drástico do índice glicêmico.

Fisiologicamente nosso pâncreas foi bombardeado pelo excesso de glicose sanguínea, obrigando o mesmo a produzir quantidades muito maiores de insulina para abaixar os altos índices de glicose no sangue.

A insulina é o hormônio mais anabólico do organismo, só que ela também é o hormônio mais lipogênico (acumula gordura nos adipócitos) e como o carbo refinado mantém sempre altos os níveis de insulina no sangue e as pessoas continuam acumulando gordura dia após dia. Altos níveis de insulina também inibem totalmente a quebra de gordura para ser utilizada como fonte de energia.

Basicamente você força o organismo a utilizar somente o carbo como fonte de energia, e a gordura vai aumentando cada vez mais no adipócito (estoque de gordura); isto se torna um circulo vicioso e as conseqüências são os problemas de saúde mais comuns do mundo moderno:

Diabetes;

Hipertensão;

Obesidade;

Resistência a Insulina;

*Lembrando que a gordura em excesso na linha de cintura, aumenta muito o risco de doença cardíaca.

 Outro problema que piora ainda mais o quadro é a baixa ingestão de minerais, principalmente o cromo e o vanádio, que atuam de maneira muito intensa na ação da insulina. Estes minerais atuam diretamente em diversas funções do corpo como alterar o metabolismo da glicose, aminoácidos, e lipídeos (Clarkson 1997). Mais um efeito prejudicial do carbo de alto índice glicêmico, é o aumento da excreção de cromo na urina. Em virtude disso podemos verificar com a ingestão de carbos de alto i.g. uma;

DIMINUIÇÃO da síntese protéica

Aumento do estoque de gordura no adipócitos

Estresse Renal

Estresse Hepático

Aumento dos triglicérides

Entre outros efeitos de ordem metabólica.

Podemos verificar também algumas doenças relacionadas a deficiência de cromo no corpo que são:



1. Diabetes devido a redução na produção de insulina.
2. Redução no metabolismo de glicose, aminoácidos e lipídios.
3. Hipercolesterolemia.
4. Inflamação e necrose da pele e vias aéreas superiores.
5. Insuficiência renal.
6. Câncer pulmonar.
7. Choque circulatório.

A primeira tabela do índice glicêmico dos alimentos surgiu em 1980 na tentativa de proporcionar um melhor controle da glicemia em pacientes diabéticos e hoje em pleno 2011 a grande maioria das pessoas e profissionais da área da saúde não conhecem os seus importantes benefícios.

Não fomos fisiologicamente programados para ingerir carbo sem fibras e pagamos um preço extremamente alto por este erro, a longo prazo, destruímos totalmente com nosso maior patrimônio que é a nossa saúde. Portanto, fiquem atentos em suas dietas não com as calorias em si, mas de onde provém as mesmas e tratando-se de carbos seus respectivos índices glicêmicos.


Texto elaborado pelo Nutricionista Reinaldo José Ferreira CRN – 6141 e pelo Professor Especialista Rafael Bracca dos Santos CREF 074023-G/SP
Referências:

1. Bjorntorp P. Abdominal obesity and the metabolic syndrome. Ann

Med 1992;24:465–8.

2. Burkitt DP, Trowell HC. Dietary fibre and western diseases.

Ir Med J 1977;70:272–7.

3. Clarkson PM – Effects of exercise on chromium levels. Is supplementation required ? Sports. Med 23(6):341-349,1997.

4. David JA Jenkins, Cyril WC Kendall, Livia SA Augustin, Silvia Franceschi, Maryam Hamidi, Augustine MarchieAlexandra L Jenkins, and Mette Axelsen. Glycemic index: overview of implications in health and disease. Am J Clin Nutr 2002;76(suppl):266S–73S.

1992;38:28–32.

5. Vague P, Raccah D. The syndrome of insulin resistance. Horm Res.
Muito bom artigo e além de salientar sobre o IG dos alimentos, ressalta a importância de consumirmos os alimentos integrais e tb o consumo do cromo, viu meninas, na verdade nada diferente do q nosso médico fala mas esse artigo foi de um site de fisiculturismo, ou seja o pessoal q está cuidando não somente da saúde mas tb da estética faz muito do q nos "simples mortais " rss fazemos na dieta Atkins, mas não sei se todo mundo aqui suplementa tb com o picolinato de cromo!?!????
Se não usam acho uma boa começar e experimentar as tais vantagens q Atkins fala:
"O cromo é o elemento que merece mais atenção. Inicialmente descoberto como o único mineral constituinte do Fator de Tolerância à Glicose (FTG), uma molécula que serve como uma espécie de catalisador para a ação da insulina em seus receptores, o cromo passou a ser considerado como nutriente essencial e alguns cientistas pensaram mesmo em reconhecer o FTG como uma autêntica vitamina. De muitas maneiras, este foi um estado de coisas frustrante, uma vez que encontrar uma fonte de alimento que contivesse cromo era na realidade muito difícil. Apenas o levedo de cerveja parecia atender a esse requisito e, como vocês leram no Capítulo 13, os 30 % da população considerados como infestados pelo Candida albicans não se davam bem com esse alimento. Não obstante, recentemente se descobriu que o picolinato de cromo é bem assimilado e um grande conjunto de estudos demonstrou que o cromo forma músculo (um efeito anabólico) e reduz a gordura corporal, além de baixar os níveis de colesterol.
Você ficará provavelmente bem servido se tomar picolinato de cromo em dosagens de 300-600 mcg ao dia.
A restrição de carbos. lhes confere uma vantagem e, analogamente, o uso específico de suplementos nutricionais lhes proporciona outra.
Estudem-nos, aprendam como usá-los e usem-nos corretamente. Qdo. fizerem isso a vantagem estará certamente com vcs"
bjins e sucesso
Em breve mais novidades!

Rocambole de carne moída super recheado!

Olá Atkinianos!
Hj vim trazer um PAP maraaaaaa! E fácil fácil!!
Rocambole de carne moída super recheado!
Vamos lá?









                       Ligue o forno para pré aquecer!



                             Enrole o rocambole com cuidado!
                     Retire o laminado para dar aquele bronze! ;)







E de sobremesa barrinhas:




Servidos??
;)
bjins e sucesso!

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Água?!

E ai, vamos beber água?!

Achei interessante a dica simples e criativa da Flávia Lobão para as pessoas que esquecem de beber água durante o dia:


- 1 Garrafa pet de 1,5 Lts
- Etiquetas... nelas marque os horários e cole na garrafa, e vá fracionando as quantidades de água para não precisar beber tudo de uma vez.



Simples assim!



E ai? Bebeu água?

;)

bjins!

Separando a gema da clara - muiito fácil! ;)


Tive q vir aqui compartilhar isso com vcs!
Sabe aquela hora q vc está fazendo uma receita e pede o ovo separado da gema hein?
Então seus problemas acabaram! hehehehe 
Fácil d+!
http://www.youtube.com/watch?v=Uz2Vnp5ZW4c

Econdidinho de banana verde com catuýri e frango

Olá queridos! Como vão?
Espero q bem!
Então, ontem a noite fiz um escondidinho de banana verde com catupyri e frango q ficou maraaaaa!
O purê de banana verde fica muiiito parecido com o purê de batatas bem como a amiga Terezinha Pereira Marques Souza falou! Obrigada amiga!
Bem vamos ao PAP?


Descasque, fatie e desta x cozinhe com um pouco mais de sal ok?


Enquanto as bananas cozinham, vamos desfiar o frango, esse eu reaproveitei ok?
 




Depois q as bananas estiverem bem molinhas, escorra bem a água e:






    

Delicioso!
Vale muito a pena!
Façam e me digam se não vale! 
;)
bjins e sucesso!

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Reaproveitamento - Croquetes de carne e frango



              A sobra do strogonoff virou esse "croquete" e ficou delicioso!



                                       "Croquete" de carne:



"Croquete"
Ingredientes:
- Carne (como foi reaproveitamento, nesse caso foi a sobra do lagarto recheado q estava com creme de leite, bem como o frango q era um strogonoff de frango),
- 5 col. de farelo de trigo + a qtd. de empanar
- 2 col. de sopa de queijo ralado + a qtd. para empanar
- óleo para fritar
Vamos ao PAP:



Bate a carne no processador:



Tostem as 5 col. de sopa do farelo de trigo numa panela antiaderente bem seca:



(O da direita é o tostado!) 

 Misturem com a carne já processada e adicione também as 2 col. de sopa do queijo ralado.
Levem ao freezer enquanto batem 2 ovos no prato para empanar, e coloquem em outro prato o farelo de trigo (este não precisa tostar) e o queijo ralado, o objetivo da mistura ir ao freezer esses minutinhos é para que fique um pouco mais consistente e fácil para bolear!


Façam com cuidado bolinhas:



 Passem no ovo tb com bastante cuidado pra q não desmanche, se vc não conseguir não desista e pule para a outra fase q é passar no farelo com o queijo (tem gente q empana só com o queijo q tb fica delicioso!)


Para q não tenha erro na fritura deixe o óleo bem quente, eu uso o macete do fosforo, coloque-os com o auxilio da espátula um a um no óleo e frite os até q doure!
Prontinho!




Não sei se perceberam mas eu fiz 10 porém na foto final só tem 9, pq será hein?
Pq é difícil resistir!
rss

Gostou?
Então clica ai Delícia! TDB! Hum! ou Gostoso! rsss 
Qq dúvida respondo nos cometários ok?
Bjins e sucesso a todos!

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

76 modos do açúcar acabar com sua saúde

 76 modos do açúcar acabar com sua saúde...

Não sou vegan mas achei bem claro o q a Dr. Nancy Appleton disse nesse artigo: (por favor leiam pq com toda certeza vcs vão pensar e muito antes de colocar açúcar na boca:


http://www.guiavegano.com.br/nutricao/nancy/76modos.htm

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Amei esse artigo leiam e reflitam principalmente na hora de pensar em "quebrar" a dieta!
Segundo o dicionário, veneno é uma substância que perturba ou destrói as funções vitais. Também se sabe que a diferença entre o remédio e o veneno está na dose. Sendo assim, o açúcar (sacarose) se enquadra bem na definição de veneno se considerarmos seus efeitos e os infindáveis alimentos em que ele está presente e que são consumidos quase que diariamente pela maioria das pessoas: bolachas, pães, molhos, doces, sobremesas, bebidas como refrigerantes, sucos, chás etc.

Para ser metabolizado, o açúcar “rouba” vitaminas do complexo B, bloqueia o metabolismo de minerais como o magnésio, promove descalcificação e torna o estômago e o sangue mais ácidos. Tais eventos podem abrir porta para a osteoporose e para a diminuição das defesas do organismo e inflamações.

Quando digerido, o açúcar se transforma rapidamente em glicose e é jogado na corrente sanguínea: o sangue fica com sobrecarga de glicose. Logo, o pâncreas produz muita insulina para jogar a glicose do sangue para dentro da célula. Quando isto acontece, há uma queda brusca de glicose no sangue e uma situação de hipoglicemia que pode gerar ansiedade, nervosismo, dor de cabeça, cansaço, fraqueza, confusão mental ou sono.


 Sem sombra dúvidas, o cérebro é um dos grandes afetados pelo açúcar. Estudos atuais vem demonstrando as conseqüências da sua ingestão habitual: declínio mental, déficit de atenção, diminuição na capacidade de aprendizagem, depressão, síndrome do pânico e instabilidade emocional.

O açúcar também é uma das grandes causas da obesidade, já que a glicose em excesso é depositada na forma de gordura. Estudos comprovam que ele pode atuar no desenvolvimento de diabetes, síndrome metabólica, doenças cardiovasculares e outras enfermidades. Além disso, a sobrecarga de glicose no sangue propicia a formação excessiva de radicais livres, gerando stress oxidativo e, consequentemente, podendo desencadear o envelhecimento precoce, artrite e doenças de Alzheimer e Parkinson.

Sabemos que o produto final da digestão dos carboidratos é a glicose. Então, os outros alimentos que contém carboidratos (massas, pães, frutas etc) desencadearão efeitos semelhantes aos do açúcar? Se forem alimentos refinados (farinhas brancas) os efeitos serão semelhantes aos do açúcar. Mas os alimentos integrais e frutas possuem fibras que aumentam o tempo de trânsito intestinal, aumentam a viscosidade e formam géis que retardam a absorção de glicose, impedindo sua sobrecarga abrupta no sangue bem como a produção excessiva de insulina. E também, os alimentos integrais possuem nutrientes como vitaminas e minerais, que auxiliam na metabolização do alimento sem “roubar” os estoques do corpo.

Isso tudo não é radicalização e sim, a realidade: o açúcar realmente pode pertubar as funções vitais. Reflita sobre tais informações, examine e pense na melhor forma de diminuir ou retirar o açúcar da sua dieta – sinta os benefícios e veja se vale à pena!

Fonte: www.alimentando.net


Geléia de morango!




 

Olá queridos! Tenho certeza q vcs estão achando baratinho morango por ai né msm? É pq está na época, então, vamos aproveitar???  ;)
 É só lavar bem, tirar as folhas e picar os morangos, colocar numa leiteira (se possível antiaderente) e depois ir pingando água e mexendo até q fique na consistência de geléia. Essa ai nem docurinha eu coloquei pq estavam bem docinhos msm!

                              Para aproveitarmos a época e não perdermos vcs podem colocar a geléia em copos descartáveis e congelar ok?
;) 

  E ai podemos fazer mouse com geléia!

Panqueca doce com geléia!!




              Então vamos aproveitar a época do morango???! 
                                                             ;)

Ocorreu um erro neste gadget